5 Perguntas para entender de vez o seu cliente – Restaurante e Delivery

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O ano de 2020 foi bastante desafiador para diversos setores da economia devido a pandemia do coronavírus. Se de um lado tivemos uma redução da população empregada, houve um aumento no número pessoas que decidiram empreender. Mas seja você um empreendedor de primeira viagem ou um “macaco velho”, uma coisa é certa: saber as perguntas ideais para entender o cliente é um processo necessário para toda empresa, principalmente quanto o assunto é restaurante, delivery e negócios de gastronomia em geral.

Neste artigo iremos destrinchar algumas das perguntas matadoras para negócios no ramo gastronômico. Assim você perceberá que uma pesquisa bem feita pode ser uma excelente ferramenta na tomada de decisão do seu negócio.

GASTRONOMIA E A PANDEMIA

O mercado gastronômico foi um dos que mais sofreu mudanças durante a pandemia. O setor já vinha numa crescente no que se refere à modernização dos processos e adaptação para os modelos de entrega em domicílio com ajuda de aplicativos. Com os decretos governamentais, que exigiram o fechamento das operações presenciais nos estabelecimentos comerciais, essa curva evolutiva foi ainda mais acentuada.

Entretanto, existem diversos pontos específicos podem ser pontuados dessa nova formatação de mercado. Existe toda uma discussão em torno da maior dependência que estabelecimentos e empreendedores criaram dos maiores players de apps de entrega disponíveis no mercado, como iFood, Uber Eats e Rappi.

Isso tem gerado experiências de sucesso diferentes dentro de empreendimentos parecidos. Enquanto alguns conseguem adaptar seu modelo de negócio para ter o fit ideal com o sistema dos apps, outros descobrem que o melhor caminho é investir em um modelo próprio capaz de romper esse cordão umbilical.

Mas no fim, qual é o certo a se fazer? Bom, a verdade é que não existe um certo e errado nessa questão. E é aí que os caminhos da gastronomia e das pesquisas On The Go se cruzam.

PESQUISA PARA RESTAURANTES E DELIVERY

Existe uma regra básica que rege qualquer negócio, mas que é especialmente importante para empreendimentos na área gastronômica: entender seu cliente é essencial para sobrevivência.

Não importa se você é dono de um restaurante estrelado, com filial em diversos países, ou se você é apenas uma pessoa que cozinha doces em casa e vende para sua vizinhança, é preciso fazer as perguntas ideais para entender o cliente no seu restaurante ou negócio gastronômico.

entender o seu cliente será vital para manter seu negócio sustentável.

Se não existe “certo ou errado” quando se trata de modelo a se adotar para o negócio, quando o assunto é necessidade de entendimento do cliente a coisa muda. Se você cozinha e não ouve quem come você não só está errado como provavelmente está reduzindo – a passos largos – o prazo de validade do seu negócio.

Seja para ajudar na hora de mudar o cardápio, seja para definir qual melhor canal de atendimento, seja na hora de avaliar o preço que você cobra, existe uma forma de trazer o seu cliente para o centro dessas decisões, minimizando a margem de erro.

Por isso separamos 5 perguntas simples – mas essenciais – que todo restaurante, delivery ou chef independente precisa fazer para conhecer os seus clientes:

5 PERGUNTAS CHAVES PARA ENTENDER CLIENTES DE RESTAURANTES E DELIVERYS

1. O que você achou da qualidade do que comeu hoje?

Essa é essencial para qualquer prato. Essa pergunta permite que seja feito um monitoramento constante da qualidade do que você está servindo, permitindo que você mantenha o padrão elevado.

Essa pergunta pode gerar insights que vão além do prato. Será que é hora de contratar mais um cozinheiro para o meu restaurante? Se eu modernizar os equipamentos da minha cozinha, eu vou aumentar a qualidade do meu produto? Essas são dúvidas que podem ser respondidas com o monitoramento constante de qualidade.

2. Como você descobriu nosso restaurante/produto?

Pergunta chave para entender os principais canais de venda para o seu negócio. Apesar de ser importante para negócios de todos os tamanhos, esse é o tipo de pergunta que vai dar respostas bem específicas para cada negócio.

Em tempos de marketing digital, ter uma presença nas redes sociais é praticamente a regra do momento. Mas será que isso resultará em mais vendas no seu negócio? O que é melhor: colocar mais verba em mídia paga no Instagram ou aumentar o letreiro na frente do meu restaurante? Saber a maneira de descoberta fará com que você venda mais e otimize o uso do seu dinheiro investido.

Saber as perguntas ideias para entender o cliente do seu restaurante é essencial

3. Qual seu item favorito do cardápio?

Uma clássica. É difícil encontrar um restaurante ou chef que não possuam sua especialidade. Mas nem sempre o público tem a mesma opinião. Um exemplo evidente disso é o Bob’s, rede de fast food especializada em hambúrgueres mas que tem como produto queridinho de todos o milk-shake.

Saber os itens que mais agradam seu cliente permite delimitar um cardápio mais enxuto, só com os best-sellers, além de dar mais insights na hora de pensar em lançamentos e promoções personalizadas.

4. Quantas vezes ao mês você costuma consumir produtos como o …… ?

Saber qual frequência de consumo do seu produto permite mapear a frequência de compra do seu cliente. Essa métrica é importante para vários campos do seu negócio.

Do lado financeiro você terá uma noção mais clara de qual é o perfil do seu fluxo de caixa, permitindo que você encontre qual o balanço ideal de clientes necessário para manter o negócio girando. Já no campo do marketing, você terá um prato cheio para saber quando fazer comunicações e ações dirigidas em datas específicas.

5. De 0 a 10, qual a chance de você recomendar a gente para um amigo?

O bom e velho NPS (Net Promoter Score), que é importante para qualquer negócio. O NPS mede o nível de lealdade do seu cliente, fazendo uma correlação entre lealdade de cliente e crescimento do seu negócio.

Em vias gerais, cliente bom é cliente satisfeito, e cliente satisfeito é cliente com potencial de promotor da sua marca .

Como você pode perceber, seja nesse cenário de adaptação, seja nas condições normais de temperatura e pressão, ter uma cultura de compreensão do cliente é essencial.

Saber quando fazer as perguntas certas para ajudar no processo de entender o cliente do seu restaurante, delivery ou empreendimento próprio pode ser o principal ingrediente da receita de sucesso para marcas e empreendedores do ramo gastronômico.

Essas 5 perguntas simples são essenciais para todo negócio, apesar de serem apenas a página um das possibilidades de perguntas para a pesquisa que o seu negócio precisa.

Se o seu negócio é daqueles que se propõe a entregar uma experiência diferenciada para o seu cliente, é importante que sua estratégia de pesquisa também esteja alinhada desta maneira. Por isso fazer uma pesquisa através de chatbot pode ser uma forma inovadora de colher feedbacks de valor, proporcionando uma experiência diferenciada para o seu cliente de ponta a ponta. Se você quiser uma ajuda para fazer esse On The Go na sua pesquisa e ter resultados mais saborosos no seu negócio, fale com a gente!

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