O que a NETFLIX pode te ensinar sobre Pesquisa de Mercado

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Eu aposto que você que está lendo esse post é ou já foi assinante da Netflix. A plataforma líder do streaming de filmes e séries hoje conta com mais de 200 milhões de assinantes ao redor do mundo e é uma das referências sempre que se pensa em marketing e inovação. Esses resultados mostram vêm de uma sinergia quase que perfeita entre Netflix e pesquisa de mercado que pode render insights valiosos.

Neste artigo vamos discutir um pouco sobre como a empresa atingiu esse patamar de referência, retirando 5 lições importantes que a Netflix ensinou ao mundo sobre pesquisa de mercado.

NETFLIX E A PESQUISA DE MERCADO 

É comum você encontrar pessoas usando palavras como “atual”, “da moda” e “moderna” para descrever a Netflix. Contudo, isso não é exatamente uma verdade, a empresa completará 25 anos no ano que vem. Então, como um negócio fundado ainda no século passado é capaz de se manter tão vivo e presente na cabeça de tantas pessoas?

Primeiramente, a resposta para isso não pode ser sintetizada em apenas uma ação. Mudanças de estratégia, inovação, alta capacidade de se moldar, um bom produto entregue aos consumidores… mas existe sim um fio condutor que amarra todas essas ações: a tomada de decisão orientada a dados.

O Data Driven não é um conceito exatamente novo, tão pouco é parte exclusiva da cultura Netflix. Diversas empresas e startups já possuem processos estratégicos atualizados, que consideram dados para orientar suas ações. 

Entretanto, o diferencial da Netflix mora não apenas na consciência da importância da pesquisa de mercado para a empresa, mas sim na forma com que esses dados são tratados ao longo de todo o processo, da coleta à utilização. Nas palavras do próprio CEO da Netflix, Reed Hastings, “faz sentido para nós investir não apenas em pesquisa, mas também em como aprendemos com ela”.

5 LIÇÕES APRENDIDAS COM A NETFLIX

Como a Netflix tira o máximo proveito de suas pesquisas de mercado?

1. Entender seu público é essencial

Não importa o quanto de esforço você coloca em desenvolver seu produto ou serviço, se não conseguir entender como o seu público está reagindo. Nesse sentido de compreensão de público e reconhecimento de marca, a Netflix é especialista.

Da imagem de display no catálogo ao tom de voz adotado em cada rede social, a Netflix dá aula de como fazer pesquisas que permitam extrair dados de valor para compreender seu público. 

2. Faça da pesquisa de mercado um hábito

Vivemos um período de ampla conexão em nível mundial, com um volume absurdo de informação, onde as mudanças além de contínuas são extremamente rápidas. Dessa forma, a utilização de pesquisa constantemente é mais do que importante, é essencial.

Se limitar apenas àquela análise global, que resultará num relatório anual, não tem mais aplicação prática em muitas situações reais que enfrentamos no dia a dia. A tendência é subdividir as análises de maneira focal e constante, fazendo com que você esteja pronto para reagir a mudanças de maneira rápida. Ou seja, entregar mais e iterar mais rápido para entregar melhor.

3. Big Data + Small Data = receita do sucesso

O uso de Big Data pela Netlflix já é famoso. Mas o que poucos sabem é que a empresa dá um grande valor também aos dados mais qualitativos, colhidos direto com os usuários, no chamado “Small Data”. Ao realizar questionários constantemente com grupos menores de clientes, a Netflix consegue criar experimentos melhores, antecipar como comunicar um lançamento de série ou filme, e claro, como criar conteúdo original que é a cara de quem assiste.


E adivinhe quem é um dos principais parceiros da Netflix para esse tipo de coleta? Isso mesmo, a On The Go. Ao lado desse gigante do consumer insights, conseguimos mostrar que o combo Big Data + Small Data é o caminho para gerar insights humanizados em escala.

4. Faça da pesquisa uma máquina de insights em constante aprimoramento

Com uma pesquisa bem elaborada é possível extrair respostas que vão muito além dos dados coletados. Qualquer um consegue ler uma pesquisa de satisfação e identificar se o cliente está feliz ou decepcionado. Mas são poucos os que enxergam as respostas nas entrelinhas.

Eu sei que o cliente está satisfeito com meu produto, mas como fazer para ele comprar mais? Ou melhor, como reverter o quadro de um cliente insatisfeito? 

Essas são dores comuns das empresas que podem ser atenuadas com uma pesquisa bem elaborada. Junte isso a fórmula do monitoramento constante que você tem um potencial de insights elevadíssimo. 

Ou você acha que a ideia de fazer um reality show onde participantes brigam para ver quem faz a melhor escultura de vidro saiu do nada?

5. Enxergue além dos seus competidores

Se você fizer uma busca rápida no Google por “concorrentes Netflix” você encontrará uma infinidade de artigos, posts e notícias falando de diversos serviços de streaming. Parece ser senso comum que as empresas que oferecem o mesmo serviço que a plataforma sejam referenciadas tantas vezes. Eu sei disso, você sabe disso, todos sabem disso. 

Dentre esse mar de obviedades, só existe uma opinião divergente, que é… bom, da própria Netflix.

Em 2019 após realizar uma pesquisa a empresa disse que seu maior concorrente não era o Amazon Prime Video ou o Disney+, mas sim, o Fortnite. Isso exemplifica como a visão da companhia encontra respostas que muitos não veriam. Neste caso específico, a empresa foi capaz de perceber que não estava brigando para saber quem tinha o melhor filme, mas sim lutando pela atenção das pessoas. 

Essa é apenas uma síntese geral de como um negócio de locação de filmes (sim, foi aí que tudo começou) se tornou um bicho papão utilizando inteligência de mercado e pesquisa. Este case de sucesso específico foi responsável por reinventar todo um segmento que já estava amplamente consolidado.

Agora que você já sabe algumas das lições que a Netflix pode te ensinar sobre pesquisa de mercado, chegou a hora de encontrar os caminhos para aplicar estes conhecimentos dentro da sua empresa.

Para te auxiliar ainda mais nessa jornada, semana passada nós publicamos um artigo com as principais tendências de pesquisa de mercado da atualidade. Confira e dê passos largos rumo a resultados mais expressivos dentro das suas pesquisas.

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