Tipos de perguntas para um questionário de pesquisa.

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Já ficou em dúvida sobre que tipos de perguntas usar em um questionário para uma pesquisa de mercado? Existem várias tipologias de perguntas que podem ser usadas em formulários de pesquisa digitais.

O ponto de partida é ter em mente o seu objetivo final, e começar a criar o seu questionário com os tipos de perguntas que vão te levar aos dados que quer encontrar em sua pesquisa.

Antes de falar dos tipos de perguntas, vamos apontar as diferenças entre a pesquisa qualitativa e a quantitativa.

Diferenças entre pesquisa qualitativa e quantitativa

De forma resumida, pesquisa qualitativa é aquela que permite aprofundar um conhecimento por meio de narrativas escritas ou faladas. Já a pesquisa quantitativa traz mensurações e estatísticas.

Pesquisa qualitativa

Este formato é utilizado para proporcionar uma perspectiva mais humana e ter profundidade por meio de impressões, opiniões, ideias, pontos de vista ou experiências individuais. Por ser mais detalhado, requer um tempo maior para a análise dos resultados. A pesquisa qualitativa:

  • é usada para entender motivações e percepções, a fim de desenvolver conceitos, hipóteses e conclusões;
  • é orientada a processos;
  • inclui métodos mais comuns, que envolvem discussões em grupo, entrevistas individuais, estudos de caso, opiniões de especialistas, perguntas abertas e observações;
  • é recomendada para coletar pequenas amostragens.

Pesquisa quantitativa

Esse tipo de pesquisa é embasado por fatos concretos, isto é, números, cálculos matemáticos e estatísticas. O objetivo é definir um panorama de preferências e comportamentos, por isso tende a chegar aos resultados do questionário de forma mais rápida, sendo que:

  • é usada para quantificar um problema a partir de dados numéricos e gerar estatísticas de opiniões ou comportamentos de determinado grupo;
  • permite medir presença e representatividade;
  • é orientada a resultados;
  • os meios mais comuns envolvem questionários on-line ou impressos, entrevistas, estudos e observações sistemáticas;
  • tem uma maior abrangência.

Apesar de trazer dados diferentes, ambas são métodos que podem ser complementares. Você pode combiná-las a fim de obter resultados aprofundados e abrangentes.

Quais são os principais tipos de perguntas para questionário?

Existem dois tipos principais de perguntas para questionário: fechadas e abertas. Em linhas gerais, o primeiro modelo é aquele que oferece diversas alternativas de resposta a partir de opções pré-definidas. O segundo, por sua vez, permite opiniões livres, sem induzir o caminho.

Perguntas fechadas

As perguntas fechadas contam com alternativas de resposta pré-definidas, ou seja, as respostas devem ser dadas selecionando a opções presentes no questionário. Trata-se de um tipo amplamente aplicado, graças à agilidade na análise dos dados. A seguir, exemplos dos formatos mais utilizados.

Múltipla escolha

Um dos modelos mais versáteis, o questionário com múltipla escolha traz uma lista com opções pré-definidas. O respondente pode selecionar uma ou mais respostas, conforme o objetivo. Veja o exemplo a seguir:

Quais destes meios de transporte você mais usa para se deslocar na cidade?

( ) Andar a pé

( ) Ônibus

( ) Carro

( ) Uber/Táxi

( ) Bicicleta

Dicotômica

Trata-se do tipo de pergunta que oferece apenas duas opções de resposta. Geralmente, segue o padrão de “sim/não”, “concordo/discordo” ou “verdadeiro/falso”, mas também pode ser usado em Teste A/B para avaliar duas imagens, por exemplo. O modelo segue a estrutura abaixo:

Você gosta de responder questionários?

( ) Sim

( ) Não

Matriz

A matriz pode ser aplicada em testes nos processos de recrutamento e seleção ou para avaliar palestras. Ela funciona como uma espécie de escala de pontos, favorável ou não, dependendo das respostas. Acompanhe um exemplo:

Como você avalia o formato desta pesquisa?

( ) Concordo totalmente

( ) Concordo

( ) Não concordo nem discordo

( ) Discordo

( ) Discordo totalmente

Escala

Neste formato, o entrevistado deve escolher uma resposta única em uma escala de avaliação (que no On The Go pode ser na forma numérica, com emojis ou estrelas 😎). Por exemplo:

Em uma escala de 1 a 5 onde: 1= não gosto nada e 5= adoro, quanto você gosta de ver filmes?

12345

NPS

A escala Net Promoter Score, ou NPS, uma metodologia criada por Fred Reichheld nos Estados Unidos, tem o objetivo de realizar a mensuração do Grau de Lealdade dos Consumidores de qualquer tipo de empresa:

Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria a Empresa X para um amigo ou colega?

01 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Perguntas abertas

Nas perguntas com respostas abertas não existem opções pré-definidas, mas um campo de texto para escrever, com ou sem limite de palavras. A maior vantagem é o grau de precisão das respostas, já que o respondente tem a chance de compartilhar exatamente o que pensa. Os tipos de respostas abertas podem ser:

Caixa de texto

As respostas são dadas em forma de texto, com ou sem limite de caracteres.

Entrada numérica

Outra opção é oferecer uma caixa de texto, com espaço para a inclusão de números de acordo com o tipo de pergunta.

Envio de multimídia

Mais uma possibilidade de resposta aberta é o envio de arquivos de imagem, fotografias ou áudio que representem a opinião do entrevistado sobre um tema em questão.

A importância da plataforma de pesquisa.

Agora que você chegou até aqui, quero propor um convite. Já conhece o On The Go? Trata-se de uma plataforma para pesquisas de mercado que usa a tecnologia a seu favor e transforma o formulário tradicional em uma conversa via chat.

São mais de 20 possibilidades de perguntas abertas (com o uso de câmeras de celulares e o envio de áudios), combinadas às fechadas (escalas de emoji, estrelas ou números). Desse modo, as pesquisas podem ser qualitativas ou quantitativas de forma mais dinâmica, prática, natural e fácil de responder.

O mundo está em constante evolução, assim como as pesquisas de mercado. No cenário atual, cada vez mais conectado, as perguntas para questionário devem seguir métodos inovadores, que engajem os participantes e incentivem as respostas. Por isso, é importante investir em uma plataforma que combina o uso da tecnologia de chatbots à inteligência artificial para pesquisas mais ágeis e inspiradoras.

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