Como fazer uma pesquisa online bem estruturada em 5 passos

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Você sabe como fazer uma pesquisa online bem estruturada? Esta pergunta permeia bastante a realidade dos gestores. Afinal, a coleta de dados tem de ser precisa, com foco no público-alvo e com resultados que auxiliem nas tomadas de decisões.

Veja os 5 passos para montar uma pesquisa online eficiente.

1. Defina o objetivo principal da pesquisa

A definição do objetivo é fundamental para o direcionamento da pesquisa. Você pode ter um objetivo primário, e estabelecer também objetivos secundários. Assim, as perguntas podem ser bem direcionadas, fazendo com que a pesquisa traga resultados que respondam claramente aos seus objetivos. 

2. Defina a sua amostra

Definir o público-alvo que irá responder a pesquisa também é um ponto importantíssimo. Afinal, a pesquisa deve ser respondida por pessoas que façam parte do perfil de interesse para sua marca. Para isso, pense em termos de faixa etária, área geográfica, gênero, hábitos de consumo, quantidade de respondentes, entre outros aspectos que irão caracterizar a sua amostra de interesse.

3. Escolha o formato da pesquisa

A definição do formato da pesquisa online pode influenciar a qualidade dos resultados. Dessa forma, pode optar pelo método tradicional com um formulário online, ou uma entrevista via chatbot. Ainda, entender se o questionário poderá ser respondido só pelo computador, ou se também pelo celular e tablet.

Atualmente, a utilização de chatbots como entrevistadores é uma solução que além de ser acessível por todos os meios (celulares, tablets e computadores) oferece uma experiência melhor aos respondentes, fazendo com que a pesquisa traga insights mais poderosos.

4. Monte um questionário

Certifique-se que as perguntas do questionário respondam aos objetivos da pesquisa.

O questionário pode ter perguntas fechadas, que apresentam as opções de resposta para serem selecionadas, e também perguntas abertas, onde o respondente irá inserir os dados referentes à pergunta em questão.

Uma vez que o questionário está pronto, teste a pesquisa respondendo às perguntas. Uma vez que está tudo certo, é hora de disparar os links de acesso à pesquisa online para a base de respondentes selecionada.

5. Acompanhe o campo de pesquisa e analise os resultados.

A medida que a coleta de dados for acontecendo, é importante você fazer um acompanhamento das respostas obtidas. Com isso, irá entender quando poderá finalizar o campo e iniciar a analisar as respostas para gerar o relatório com as informações e insights obtidos.

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